SAÚDE BUCAL

A preocupação com a saúde bucal não é levada a sério por muitas pessoas. Muitos pensam que ter uma boca saudável é apenas para garantir uma boa aparência, um sorriso bonito e hálito puro.

A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde de todo o organismo, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. Os dentes saudáveis contribuem não só na mastigação, respiração, mas também ajudam na articulação de palavras, sendo fundamentais no processo da fala.

Alguns sinais indicam que a sua boca está com problemas.

• Mau hálito;
• Gosto ruim na boca;
• Sangramento nas gengivas;
• Feridas na boca;
• Recuo ou retração da gengiva;
• Dor de dente;
• Sensibilidade;
• Dores ao mastigar.

*Nestes casos o aconselhável é procurar um dentista o mais rapidamente.

Como ter uma saúde bucal adequada?

Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, após as principais refeições. Isso impede a formação de placa bacteriana, que pode causar gengivite e cárie;

O uso do fio dental ajuda a retirar a placa bacteriana localizada entre os dentes e próximo à gengiva.

O creme dental ajuda a limpar os dentes, prevenindo diversos problemas, como a cárie, placa, tártaro, gengivite e mau hálito. Além disso, os cremes dentais com flúor ajudam a proteger e fortalecer os dentes;

Uma pessoa que se alimenta de alimentos ricos em açúcares e amido cria o ambiente perfeito para a multiplicação de bactérias. Esses organismos apresentam relação direta com a cárie;

Além de aumentar riscos de câncer de pulmão e enfisema, o cigarro pode causar problemas como o câncer de boca, doença periodontal (infecção da gengiva e ossos ao redor dos dentes), mau hálito e pigmentação dos dentes;

Esse profissional, além de fazer uma análise de toda a saúde bucal, fornecerá dicas valiosas a respeito da higiene bucal, mostrando os locais onde a boca merece mais cuidados.

Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários sendo fundamentais para o bem-estar das pessoas