RECOMENDAÇÕES

Escolha correta da escova dental

Sempre fica aquela Dúvida no momento de escolher dentre tantas opções qual a melhor escova para você e sua família. Cerdas duras, médias ou macias?

Mesmo utilizando as técnicas indicadas por profissionais da área odontológica com movimentos circulares, as pessoas que escolhem as escovas de dente com cerdas duras e médias costumam fazer muito pressão na escovação e acabam machucando e retraindo a gengiva.

A consequência deste tipo de trauma são os sulcos criados na base dos dentes pela retração da gengiva, ao longo do tempo deixam as raízes expostas causando sensibilidade e dor.

É por isso que os Profissionais da área Odontológica e pesquisadores indicam escovas de dente com cerdas macias.

Não é a força utilizada na escovação que irá retirar a placa bacteriana/biofilme oral dos dentes e sim a escova de dente adequada, a técnica da escovação correta e o número de repetições que farão os dentes ficarem livres dos resíduos alimentares e das bactérias.

Por que o uso das escovas Dr.Oral?

As escovas Dr.Oral preenchem exatamente as necessidades de seus usuários e atendem todos os requisitos. Elas possuem 5400 filamentos Ultra Macios e finos que trabalham todos agrupados de maneira organizada com a maior concentração de cerdas por tufos. A cada movimento são 5400 cerdas que limpam suavemente os espaços entre os dentes e gengivas sem causar danos, sem desgastar o esmalte dos dentes e sem retração das gengivas. Além disso, a tecnologia empregada em suas cerdas, faz com que elas permaneçam com sua forma original por mais tempo, durando muito mais que as escovas comuns. Observe bem antes de levar a sua escova para casa.

Quanto em quanto tempo devo trocar a escova?

A maioria das pessoas não se dá conta do tempo que demoram para trocar suas escovas de dente. Segundo pesquisas os brasileiros trocam suas escovas após 18 meses de uso. Muito tempo? Esse período prolongado não é recomendável e acaba prejudicando a saúde bucal. Não somente pelo acúmulo de bactérias, mas também a pela eficiência da escova na limpeza;

Profissionais da área de odontologia, especializados, aconselham a troca a cada três meses, em média. Lembrando que esse é um período aproximado visto que algumas marcas podem oferecer um desgaste em mais ou menos tempo. Além disso, se sua escova estiver se deformando rapidamente é sinal que sua escovação está sendo realizada de forma incorreta com muita força e pressão.

Há uma grande diferença no resultado da escovação feita com uma escova de dentes nova e outra mais velha. As novas removem os resíduos com mais facilidade enquanto as cerdas deformadas, curvadas e desalinhadas atrapalham a higienização ao redor dos dentes, principalmente nos cantos mais difíceis de serem limpos.

Todas as vezes que notar algum tipo de alteração nas cerdas ou pigmentação escura indicando sujeira, compre uma escova nova. Não se prenda ao valor investido na compra da nova escova. Lembre-se você estará prevenindo danos à saúde bucal.

Modo correto de guardar a escova

Para uma maior durabilidade e prevenção de contaminação é preciso estar atento à forma como é guardada sua escova de dente.

Lavar bem as cerdas. para remoção total de resíduo. Deixe a escova armazenada em pé para escorrer bem a água e que permaneça seca. Sua escova não deve estar em contato com outras, por isso, use um porta escova com divisórias.

Se for carregar a escova em uma viagem ou trabalho dentro de uma bolsa, não deixe as cerdas expostas para não as danificar ou serem contaminadas. As escovas de dente Dr. Oral possuem um estojo protetor de cerdas que acompanha a escova justamente para estes casos.

Quantas vezes ao dia devo escovar os dentes?

Antes de entender a frequência que devemos escovar os dentes durante o dia, devemos compreender o porque escová-los.

A escovação é responsável por retirar os restos alimentares que ficam na superfície da boca e dos dentes.

A sujeira quando não é removida forma concentrações de bactérias os biofilmes ou placas bacterianas. Estas por sua vez se forem negligenciadas desenvolverão maiores complicações causando cárie e tártaro. Daí a necessidade da escovação após as refeições.

O problema ainda se agrava durante a noite pela diminuição da saliva produzida em nossa boca. A saliva contém propriedades que auxiliam na defesa da proteção dos dentes e portando quando a diminuição da saliva os dentes ficam mais expostos.

Sendo assim, fica claro a necessidade da escovação dos dentes antes de dormir.

A frenquencia ideal para escovar os dentes.

A frequência mais conhecida e sugerida pelos dentistas é 3 vezes ao dia após as refeições, entretanto esta decisão sobre o número de escovações necessárias é algo pessoal e que pode variar conforme os hábitos e dieta de cada pessoa.

Como a placa bacteriana demora pelo menos 24 horas para maturar, é possível manter uma” boca saudável” escovando os dentes somente uma vez por dia. O problema é que é complicado com uma única escovação atingir 100% da área dos dentes.

Portanto, escovar pelo menos 3 vezes é para justamente aumentar as chances de você conseguir alcançar todos os cantos da sua boca durante a escovação. Não vale escovar apenas as partes que vemos, para isso precisamos do auxílio do fio dental e enxaguante bucal.

O conveniente seria, reservar 2 vezes para após as refeições principais e 1 para antes de dormir. Dessa forma, certamente sua boca ficará higienizada e saudável.

Isso não significa que não possa escovar mais vezes se sentir necessidade, por exemplo se comer doces entre as refeições.

Não existe nenhum problema em exceder o número de escovações diárias desde que seja feito da forma correta e sem pressa. De nada adianta escovar 7 vezes ao dia com pressa e sem qualidade, com a técnica errada e com uma escova de dente ruim.

Lembrando que uma boa escovação dura em média de 2 a 3 minutos e deve ser exercida com movimentos em todos os dentes da boca. Escovar dente é uma forma simples, eficiente e de baixo custo para evitar doenças e problemas com sua saúde.

Fio ou fita dental?

Para manter a boa Higiene Bucal não basta somente a escovação, apesar de ser um hábito de extrema importância, outra medida básica é o uso do fio dental.

Boa parte da população negligencia este cuidado e a falta dessa ação pode propiciar desde uma simples cárie até mesmo doenças periodontais que afetam a gengiva e o tecido de sustentação dos dentes.

Quando usar fio/fita dental em toda escovação?

A função do fio dental é de alcançar o espaço entre os dentes aonde nenhuma escova é capaz de chegar. Portanto, a higiene bucal só fica completa com a sua utilização. Ao deixar de usá-lo é escolher deixar sujas algumas partes dos dentes. O ideal é que ele seja utilizado após cada refeição e de preferência antes de dormir, após a última refeição. Estudos recentes mostram que o ideal é que o fio seja utilizado antes da escovação.

Indicação de fio/fita dental para a limpeza

Quanto à preferência entre fio ou fita dental, a única diferença entre os produtos é sua largura. A fita dentária, mais larga, abrange uma superfície maior no dente. Não existe um produto ideal. A escolha envolve preferências pessoais ou recomendações profissionais, como um fio mais fino, mais liso ou coisas do tipo. Qualquer fio dental, aplicando-se a técnica correta torna-se eficiente.

Quem deve usar o fio/fita dental?

O uso do fio/fita dental é aconselhado que seja inserido na rotina diária de Adultos, Crianças, quem usa prótese e também aparelho fixo.

No caso das crianças, deve ser aplicado pelos próprios pais ou cuidadores até que o pequeno desenvolva coordenação motora e habilidade manual para realizar o procedimento sozinho.

Técnicas da escovação.

Como escovar corretamente os dentes? Esfregar ou movimentos circulares?

O principal erro é realizar movimentos lineares para direita / esquerda, que apenas colocam pasta dental nos buracos dos dentes. Os dentes da frente devem ser escovados de cima para baixo, seguindo certas regras. Outro erro é escovar os dentes logo depois de comer, já que nesse tempo o esmalte se torna vulnerável, portanto, você deve escovar os dentes 30 minutos depois de consumir algum alimento.

As regras da escovação:

• Deve durar pelo menos três minutos.
• Você deve manter a escova em um ângulo de 45 graus em relação aos dentes e à gengiva.
• Comece com os dentes da frente, movendo gradualmente para os molares.
• Escove os dentes da parte debaixo da boca, de baixo para cima; já os decima da boca, de cima para baixo, sempre aplicando a regra da angulação das cerdas em 45 graus. Isto é decisivo nos cuidados com a gengiva e eliminação da placa bacteriana.
• Escove os molares fazendo movimentos circulares.